Notícias

Governador Sérgio Cabral confirma UPA em Teresópolis

 Parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura garantem Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas. E Deputado André Corrêa garante apoio na Alerj

Teresópolis 25 de agosto de 2009
O Prefeito Jorge Mario e o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, estiveram no Rio de Janeiro na última semana, para uma reunião com o Governador Sérgio Cabral e o Deputado André Corrêa. Em pauta, a priorização do município de Teresópolis para receber a UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, a fim de desafogar o atendimento de emergência da rede pública.

Segundo o Prefeito Jorge Mario, a Prefeitura ainda está definindo a localidade onde a UPA será implantada. “Já estamos estudando um terreno em uma localização central, próxima aos bairros mais populosos do município”, afirmou.

A UPA contará com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também terá leitos, nas salas “amarela” e “vermelha” onde pacientes em estado grave poderão ser estabilizados ou ficar internados.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, a vinda de uma UPA para o município é o resultado de uma grande articulação política do Prefeito Jorge Mario e da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Governo do Estado. “O Estado vai montar, equipar e custear toda a UPA, que poderá atender cerca de 400 pessoas por dia em Teresópolis. Com isso, a Prefeitura Municipal terá mais recursos para alocar na assistência básica”, ressaltou.

O serviço de pronto atendimento funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, e será equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos para um hospital, caso haja necessidade. Na UPA os pacientes farão consultas, exames e também receberão medicamentos.

As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas para desafogar as emergências dos grandes hospitais, muitas vezes ocupadas por pacientes que poderiam ser encaminhados para serviços de pronto atendimento que funcionassem em horário integral. “Teresópolis vai contar com um grande reforço na saúde. Com a chegada da UPA, nossa população terá um atendimento melhor, pois a unidade ajudará a diminuir o fluxo dos hospitais da cidade que atendem emergência”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

O Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, o Deputado Estadual André Correa, o Governador Sérgio Cabral e o Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, em reunião no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro