• Divulgue sua Cidade, insira a widget abaixo do Portal Turístico em sua home page.



Notícias

AnimaSerra começa dia 28. Confira as atrações.


Teresópolis, 28 de agosto de 2012

Considerado um dos mais importantes eventos da área no país pela mídia especializada, o 7º Animaserra: Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Serra Carioca terá novidades em 2012: acontecerá na Semana cultural do áudio visual e arte sequencial do Sesc Teresópolis. O festival é gratuito, sem fins lucrativos e oferece programação variada, com oficinas, palestras, mostras e exibições com o melhor dos desenhos animados, histórias em quadrinhos e games.

O Animaserra 2012 homenageará o respeitado ilustrador e cineasta em animação Rui de Oliveira, que entre seu vasto currículo já ilustrou mais de 100 livros, ganhou 18 prêmios como ilustrador no Brasil e no exterior, recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras e é professor há 23 anos no curso de Desenho Industrial na UFRJ. Realizou entre muitos, os desenhos animados: Abertura original do Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Bravo Pastor e suas três irmãs. É Mestre e Doutor em Comunicação e Estética do Audiovisual na USP.

O festival terá presença confirmada do desenhista “mega star” da Marvel, Mike Deodato Jr.: mestre na indústria mundial de quadrinhos. Deodato Borges Filho desenha continuamente por mais de uma década para “A Casa das Ideias” ícones das hqs e cinema como Hulk, Thor, Amazing Spider-Man (Homem-Aranha), Dark Avengers e New Avengers (Os Vingadores), Wolverine Origens entre muitos outros títulos, além de já ter produzido personagens como Batman, Star Wars, Xena, Miracleman: Triunfante e Mulher Maravilha.

Na área tecnológico/artística, este ano o evento conta com mais um nome de peso em equipamentos destinados à arte digital: Wacom. A tecnologia Wacom foi usada para criar algumas das mostras de artes digitais, filmes, efeitos especiais, moda e design mais atraentes do mundo. Sem dúvida, um equipamento indispensável para quem trabalha ou quer trabalhar na indústria de animação, quadrinhos, games ou efeitos digitais.

O festival terá sessões de cinema de animação com trabalhos vindos de todo o país, na mostra competitiva. Os vencedores de cada categoria – a constar 2D, 3D, Stop Motion, Técnica Mista e Vencedor Absoluto – receberão premiações oferecidas como curso da Escola Melies (SP), software da Pixologic®, revistas Panini Comics e outros brindes.

Haverá lançamento do livro Guia rápido: Design de Mascotes – Personagens para identidades visuais, propaganda e HQ.

Este ano o ANIMASERRA entra para o roteiro mundial de comemoração dos 50 anos de uma das mais carismáticas personalidades do cinema e dos quadrinhos: O Espetacular Homem-Aranha, personagem da Marvel/Disney Studios, publicado no Brasil pela Panini Comics. Juntamente com esta iniciativa, o Animaserra é parceiro da DC Entertainment na campanha solidária We Can Be Heroes estrelada pelos personagens dos quadrinhos da Liga da Justiça, em apoio aos povos de países da África, que este ano no Brasil, relança seus gibis na campanha Os Novos 52. Desde a década passada, a DC Comics vem obtendo grande sucesso em longas de animação, adaptando seus livros de quadrinhos para desenhos animados.

O Animaserra é realizado pelo SESC RIO, oferecido pela Prefeitura Municipal de Teresópolis, WACOM, SENAC RIO e ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Fácil Print.com e produzido pela LightDesk Produções, recebendo a participação de grandes multinacionais do mercado: DC Entertainment, Panini Comics – editora da Maurício de Sousa Produções e Marvel Comics, Inducks Brasil – base de dados mundial dos artistas Disney, Rascunho – Studio (PA), 2AB Editora, Editora Abril/Disney, e Rio Comicon Internacional.

O Festival acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, de terça-feira a sábado com palestras no Sesc: Av. Delfim Moreira, 749 – Centro, Teresópolis-RJ e oficinas no Senac. Todas as atrações são livres para todos os públicos e a entrada é franca.

 

 

.